CARREGANDO

 
×
ARTIGOS DIVERSOS ESPECIAIS Acompanhamentos Bebidas Bolos e Festa Caldas e Coulis Canapés e Petiscos Chocolate Comidas Exóticas Conservas em Geral Cookies e Biscoitos Cozinha Clássica Cozinha Natural Doces Entradas e Antepastos Molhos Pães Pastas e Pates Pizzas e Massas Pratos Principais Pratos Rápidos Pratos Típicos Saladas Sanduíches Sobremesas Sopas e Caldos Tortas PRINCIPAL
Preparo da PECTINA DE MARACUJAS

Preparo da PECTINA DE MARACUJAS

INGREDIENTES:

4 Cascas de Maracujá (sem as sementes) cortadas ao meio
1 Litro de Água Fervente
1 Colher de Sopa de Suco de Limão
150ml de Água Filtrada

MODO DE PREPARO

Em uma panela de agua fervente, coloque as metades das cascas de maracujá já lavadas e higienizadas, e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire do fogo escorra a água e deixe esfriar um pouco até conseguir manipular com as mãos. Com auxilio de uma colher de sobremesa, retire a polpa da casca (a parte branca) como visto na foto da receita.

Pegue as polpas (pectina) e passe pelo liquidificador junto com o suco de limão e a água fria até obter um creme liso e homogêneo, passe o creme pela peneira fina com auxilio de uma colher. Pronto.

RENDIMENTO

300ml

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Prepare quanto desejar

SERVINDO

Este creme chamado de PECTINA DE MARACUJA, é um espessante para doces em geral que suporta ser cozido a altas temperaturas como em caldas de açúcar para geléias e compotas.

ACOMPANHAMENTOS

Como é um espessante para temperaturas mais altas, de sabor levemente ácido pode ser usado como espessante para doces em calda, econserva dedoces.

TEMPO DE PREPARO

20 Minutos

DICAS

Existe no mercado a pactina desidratada, que é um pó ácido, que é obtida neste mesmo principio, existem outras pectinas para doces como a de maça que é menos doce e menos ácida, a de laranja que tem um ácido mais forte e serve também como conservante.

A pectina é usada para conservar as geleias por mais tempo, e reduzir o tempo de cozimento da calda, além de obter uma geleia mais lisa e menos doce.

Ela pode serconservada em geladeira por até 4 meses, e não deve ser congelada.


Receitas Relacionadas