CARREGANDO

 
×
ARTIGOS DIVERSOS ESPECIAIS Acompanhamentos Bebidas Bolos e Festa Caldas e Coulis Canapés e Petiscos Chocolate Comidas Exóticas Conservas em Geral Cookies e Biscoitos Cozinha Clássica Cozinha Natural Doces Entradas e Antepastos Molhos Pães Pastas e Pates Pizzas e Massas Pratos Principais Pratos Rápidos Pratos Típicos Saladas Sanduíches Sobremesas Sopas e Caldos Tortas PRINCIPAL

Bacalhoada Tradicional

INGREDIENTES:

500g de Bacalhau em postas
2 batatas grandes em fatias médias
1 cebola grande em rodelas
12 Ovos de codorna
12 tomates cereja
4 dentes de alho em lâminas
120ml de azeite extravirgem
40g de azeitonas verdes sem caroço
60g de azeitonas pretas
1/2 pimentão verde em rodelas
1/2 pimentão amarelo em rodelas
1/2 pimentão verde em rodelas
cheiro verde a gosto

MODO DE PREPARO

Primeiro dessalgue o bacalhau de véspera, para isso, coloque o bacalhau completamente submerso em água fria com uma colher de café de sal grosso e leve a geladeira. Troque a água e o sal a cada 8 horas, e mantenha sempre resfriado. Na ultima troca, coloque o bacalhau para ferver com uma colher de sal grosso dissolvido na água por 10 minutos para ele ficar macio, escorra e reserve.
Na água do cozimento, coloque as batatas e deixe cozinhar por 5 a 8 minutos, para ficar al dente. Escorra. Aqueça 2 colheres do azeite e refogue as batatas e as lâminas de alho. Coloque as rodelas de batata em um refratário untado com o azeite da fritura, formando uma cama para o bacalhau. Quebre o bacalhau em pedaços médios formando lascas e coloque sobre as batatas. Depois faça uma camada com os pimentões todos, cubra com as cebolas e coloque os tomates cortados ao meio e as azeitona verdes e cubra com o resto do azeite.
Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média, regando o bacalhau com o caldo a cada 8 minutos por 25 minutos ou até dourar. Retire do forno e espalhe sobre o prato os ovos de codorna, as azeitonas pretas e o cheiro verde. Sirva.

RENDIMENTO

6 Porções

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Prepare quanto desejar, em um refratário grande, juste a quantidade de azeite para que as batatas no fundo não grudem, pois dependendo do tamanho do refratário pode ser necessário uma quantidade maior.

SERVINDO

Sirva bem quente, na hora de servir, regue com um fio de azeite extravirgem para liberar o aroma do azeite frio.

ACOMPANHAMENTOS

Arroz branco

TEMPO DE PREPARO

1 hora e 30 minutos + 24 horas para a dessalga do bacalhau

DICAS

Para esta receita, prefira o lombo do bacalhau, que é a parte mais grossa, fica a critério e a gosto pessoal usar ou não a pele, se deixar com a pele, na hora de colocar sobre as batatas coloque as postas com a pele para baixo, pois ela resseca mais facilmente. O tipo ideal de bacalhau para esta receite é o PORTO ou GHADUS MOHUA, veja neste link o corte do bacalhau e os diversos tipos e espécies.


Receitas Relacionadas