CARREGANDO

 
×
ARTIGOS DIVERSOS ESPECIAIS Acompanhamentos Bebidas Bolos e Festa Caldas e Coulis Canapés e Petiscos Chocolate Comidas Exóticas Conservas em Geral Cookies e Biscoitos Cozinha Clássica Cozinha Natural Doces Entradas e Antepastos Molhos Pães Pastas e Pates Pizzas e Massas Pratos Principais Pratos Rápidos Pratos Típicos Saladas Sanduíches Sobremesas Sopas e Caldos Tortas PRINCIPAL
Angu de Milho Lavado

Angu de Milho Lavado

INGREDIENTES:

6 Espigas de Milho (sem casca e sem os cabelos)
Água o Suficiente
Sal a gosto ou Açúcar a gosto

MODO DE PREPARO

Com um ralador, rale todo o milho em uma panela para tirar os grãos da espiga e tritura-los. Ou se preferir, corte-os com uma faca e bata no liquidificador com um pouco de água.

Acrescente 2 xícaras de água, e com as mãos lave o bagaço para aproveitar melhor o milho.

Passe a mistura por uma peneira com um pedaço de tecido, torça o tecido para tirar toda a água, e ficar só o bagaço, se sentir necessidade pode colocar o bagaço em mais uma xícara de água, e verificar se ainda sai caldo do milho, se sair, coe esse caldo também.

Coloque o caldo de milho coado em uma panela e leve ao fogo mexendo sem parar para cozinhar, quando começar a engrossar acrescente o sal, ou se quiser fazer docê o açúcar, e deixe engrossar até soltar do fundo da panela.

Pronto, deixe esfriar um pouco para endurecer.

RENDIMENTO

10 Porções

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Pode fazer quantas espigas quiser, porém, lembre-se que quantidades muito grandes, são dificeis de mexer.

SERVINDO

Se fizer salgado, pode deixar mais cremoso e servir quente. Se fizer doce, pode deixar esfriar e servir frio ou gelado.

ACOMPANHAMENTOS

Salgado, é um ótimo preparo para acompanhar carnes com molho, ou ser usado como creme.

Doce é ideal para servir com canela, durante o chá da tarde, ou como um quitude doce.

TEMPO DE PREPARO

40 Minutos

DICAS

Não coloque muita água para lavar o milho, senão, ele não engrossa. Para cada 6 espigas entre 2 e 3 xícaras de água são suficientes.

Se quiser, acrescente tiras de couve manteiga para cozinhar e servir junto, quando servido com a couve e salgado, é também conhecido como angu mineiro, e fica mais cremoso, não deixe ficar tão grosso, para servir como um creme.


Receitas Relacionadas