Erika de Castro Pereira
Visualizada: 1672 vezes
Enviada: 18/05/2020
Tempo Leitura: 2 minutos
Categorias
Mousses > Sobremesas
VISITAR PAGINA DA CHEF
Erika de Castro Pereira
1 Envelope de Gelatina em Pó Sem Sabor
500ml de Suco Concentrado de Abacaxi
2 colheres de sopa de Suco de Limão
395g de Leite Condensado (1 lata)
395g de Creme de Leite (1 lata) sem o soro - ou 300g de Creme de Leite Fresco
1 Xícara de Chantili (preparado com creme de leite fresco, veja nas dicas)
Primeiro, prepare o chantili como indicado na embalagem, ou na receita. Reserve.
Dissolva a gelatina em 2 colheres de sopa de água morna, e acrescente o suco de abacaxi misturando bem. Leve para o liquidificador ou batedeira e bata em velocidade máxima, acrescente o suco de limão, o leite condensado e o creme de leite, deixe batendo até ficar bem aerado e espumado. Passe para uma tigela e incorpore o chantili sem bater, mistrando de baixo para cima. Arrume em taças individuais e leve a geladeira por 2 horas até ficar firme.
10 Porções
Prepare quanto desejar, basta manter a proporção de todos os ingredientes.
Sirva gelado, acompanhado de creme chantili.
Creme chantili, Fruta em calda.
30 Minutos + 2 Horas de refrigeração
Se você usar o creme de leite fresco, pode bater o creme chantili conforme indicado na receita com toda a quantidade, e incorpora-lo a massa tirando o creme de leite da receita (substituindo-o), neste caso use 2 partes de creme chantili batido. E com a parte restante, você pode usar para servir.
Originalmente o mousse francês é feito dessa maneira, saborizando o creme chantili e acrescentando em algumas situações as claras em neve para deixar ainda mais aerado. Porém, para uma versão mais barata e também mais rápida e fácil, pode ser usado o creme de leite de lata e o chantili em pó, preparado, como mostrado na receita.
Todas as variações são iguais, e fica uma delicia. Se você quiser, pode também substituir o sabor do suco, por goiaba, manga, pessêgo, maracuja, entre outros. Se for fazer isso, verifique a quantidade de suco para manter a proporção pois cada suco (sabor) de concentrado rende uma quantidade, por exemplo abacaxi rende 4 parte, maracujá 8 partes, neste caso, use 250ml do suco e complete com 250ml de leite integral e 2 colheres de sopa de leite em pó.
Outra dica, é colocar pedaços da fruta embaixo do musse, para dar uma textura diferente.