CARREGANDO

 
×
ARTIGOS DIVERSOS ESPECIAIS Acompanhamentos Bebidas Bolos e Festa Caldas e Coulis Canapés e Petiscos Chocolate Comidas Exóticas Conservas em Geral Cookies e Biscoitos Cozinha Clássica Cozinha Natural Doces Entradas e Antepastos Molhos Pães Pastas e Pates Pizzas e Massas Pratos Principais Pratos Rápidos Pratos Típicos Saladas Sanduíches Sobremesas Sopas e Caldos Tortas PRINCIPAL
Docinhos de Castanha-do-para

Docinhos de Castanha-do-para

INGREDIENTES:

2 Ovos inteiros
3 Gemas
2 xícaras de chá de açúcar
1 e 1/4 de xícara de chá de água
Margarina para untar
cravos para decorar (se desejar)
castanha triturada para decorar (se desejar) ou açúcar cristal

MODO DE PREPARO

Peneire os ovos e as gemas, adicione a castanha misture beme reserve. Dissolva o açúcar na água e leve ao fogo até obter uma calda em ponto de fio grosso, apague o fogo e deixe esfriar completamente. Misture a mistura de ovos com a calda e mexa até incorporar totalmente, leve de volta ao fogo baixo mexendo sem parar até o doce desprender do fundo da panela. Transfira para um recipiente de vidro untado com margarina e deixe esfriar.
Com auxilio de uma colher de chá ou sobremesa, faça as porções de bolinhas e separe-as, depois, unte as mãos com margarina sem sal em pouca quantidade, e enrole as bolinhas, assim que enrolar, passe na castanha triturada para envolve-las ou em açúcar cristal ou qualquer outro confeito que desejar. Coloque-as nas forminhas de papel e se quiser decore com um cravo.

RENDIMENTO

50 docinhos tamanho festa

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

prepare quanto desejar, basta aumentar as quantidades proporcionalmente

SERVINDO

Sirva em temperatura ambiente

ACOMPANHAMENTOS

Docinho para festa, pode ser servido com o bolo se desejar

TEMPO DE PREPARO

1 hora

DICAS

É importante que o primeiro passo seja misturar os ovos e a castanha, como toda oleoginosa, a castanha solta óleo aromático, e deixa-la descansando dentro da mistura de ovos vai fazer com que a mistura recebe esses óleos aromáticos e adquira um aroma de castanha que vai inibir totalmente o cheiro das gemas de ovo, deixando seu doce muito mais saboroso.
O fato de peneirar as gemas,só serve para retirar a pele que as envolve, e que quando aquecida vai formar uma membrana de textura desagradável, é mito que ela é quem deixa o cheiro de ovo, o cheiro de ovo se dissipa quando é usado algum outro aromatizador como a baunilha, oleoginosas ou mesmo frutas cítricas que soltam óleos.


Receitas Relacionadas