CARREGANDO

 
×
ARTIGOS DIVERSOS ESPECIAIS Acompanhamentos Bebidas Bolos e Festa Caldas e Coulis Canapés e Petiscos Chocolate Comidas Exóticas Conservas em Geral Cookies e Biscoitos Cozinha Clássica Cozinha Natural Doces Entradas e Antepastos Molhos Pães Pastas e Pates Pizzas e Massas Pratos Principais Pratos Rápidos Pratos Típicos Saladas Sanduíches Sobremesas Sopas e Caldos Tortas PRINCIPAL
Croquete Vegano

Croquete Vegano

INGREDIENTES:

1 colher de sopa de azeite de oliva
2 cebolas médias picadas
3 dentes de alho picados
2 xícaras de chá de folhas de mostarda picadas
1/2 xícara de chá de cheiro verde picado
2 ovos vegetarianos (veja nas dicas opções vegetarianas que substituem o ovo e escolha a que melhor se adéqua a seu gosto)
250g de tofu amassado
2 colheres de chá de oregano
3 colheres de sopa de farinha de trigo ou de arroz se quiser sem glútem
1 colher de chá de óleo para untar a forma
sal a gosto

MODO DE PREPARO

Primeiro pré-aqueça o forno a temperatura de 180g, enquanto isso, em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficar transparente, acrescente as folhas de mostarda e o cheiro verde e deixe murchar bem, retire do fogo e reserve.
Neste refogado, acrescente os ovos vegetarianos, o tofu, o orégano e ajuste o sal misturando bem. Junte a farinha escolhida e amasse até obter o ponto de enrolar. Faça as porções de massa e enrole-as, colocando-as na assadeira untada formando uma única camada. Leve ao forno e asse até ficarem sequinhos e dourados.
Uma outra opção é passa-los na farinha de rosca, ou farinha de quinoa e frita-los.

RENDIMENTO

6 unidades grandes

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Prepare quanto desejar, você pode fazer as porções do tamanho grande, do tamanho médio, tamanho festa ou tamanho coquetel de acordo com sua necessidade.

SERVINDO

sirva quente com molhos em geral

ACOMPANHAMENTOS

Molhos em geral, ou servidos em molho de tomate, como almondegas

TEMPO DE PREPARO

45 minutos

DICAS

Você pode usar as seguintes opções, em qualquer receita para dar liga ou umidade, conforme as preparações abaixo:
1. Chia: Basta misturar uma colher de sopa de chia para 3 colheres de sopa de água e deixar de molho por 15 minutos, até que a chia crie uma  emulssão.
2. Linhaça: Assim como a chia, a farinha de linhaça pode ser usada na proporção de uma colher de sopa para 3 colheres de sopa de água.
3. Purê de maçã: Basta cozinhar a maçã, processá-la e pronto: ¼ de xícara desse purê de maçã corresponde a um ovo.
4. Purê de banana: Amasse uma banana bem madura e ½ de xícara dela fará as vezes de um ovo. É importante dizer que o sabor da banana pode se sobressair, então essa mistura é boa para preparações em que isso não seja um problema.
5. Purê de abóbora: Assim como os purês de maçã e de banana, o de abóbora é ótimo substitudo trazendo até um pouco da cor das gemas, 1/3 de xícara equivale a 1 ovo.
6. Farinha de grão-de-bico: Perfeito para dar liga em receitas como hambúrgueres e bolinhos. Basta misturar com água, na proporção de 1 colher de sopa para 4 de água.
7. Tofu: Basta processar, transformando-o em um purê. ¼ de xícara é o equivalente a um ovo
8. Mistura de trigo e água: 1 colher de chá para 3 colheres de sopa de água.
9. Ágar-ágar: bata uma colher de sopa de pó de ágar-ágar em quatro colheres de sopa de água fervendo e levar a mistura para a geladeira, quando estiver consistente, bata-a novamente e então use para dar liga
10. Extrato de soja: basta misturar duas colheres de sopa bem cheias com 200ml de água e bater no liquidificador. Se a essa mistura batendo sempre no liquidificador, você ir adicionando óleo de soja em um fio devagar, vai obter uma deliciosa maionese caseira.
11. Leticina de soja: cada colher de sopa de lecitina de soja em emulsão substitui 1 ovo.


Receitas Relacionadas