CARREGANDO

 
×
ARTIGOS DIVERSOS ESPECIAIS Acompanhamentos Bebidas Bolos e Festa Caldas e Coulis Canapés e Petiscos Chocolate Comidas Exóticas Conservas em Geral Cookies e Biscoitos Cozinha Clássica Cozinha Natural Doces Entradas e Antepastos Molhos Pães Pastas e Pates Pizzas e Massas Pratos Principais Pratos Rápidos Pratos Típicos Saladas Sanduíches Sobremesas Sopas e Caldos Tortas PRINCIPAL
Calzone Calabrês Rústico

Calzone Calabrês Rústico

INGREDIENTES:

MASSA
2 xícaras de farinha de trigo
5g de Fermento Biológico Seco
1 Colher de chá de Sal
4 Colheres de Sopa de Óleo
1/2 Xícara de chá de água
150ml de Cerveja Clara (Pilsen)

RECHEIO
200g de linguiça suína sem pele (esfarelada)
1 colher de sopa de óleo
1 cebola grande ou 2 médias picadas
2 dentes de alho triturados
1 xícara de chá de escarola
1 xícara de chá de ricota fresca esfarelada
1 xícara de chá de queijo mozarela picada
250ml de molho de tomate
Sal a Gosto
Pimenta calabresa moída a gosto

MODO DE PREPARO

PARA A MASSA, misture todos os ingredientes secos na ordem que aparecem na receita e mexa até deixar bem misturado. Junte todos os ingredientes líquidos formando e vá adicionando a mistura na massa e sovando até obter uma massa lisa e homogênea. Faça uma bola com a massa cubra com um pano úmido e deixe descansar por 1 hora até dobrar de volume.
Enquanto isso, prepare o recheio, refogue a linguiça no óleo até ela ficar bem soltinha. Junte o alho e a cebola e continue refogando até fritar bem a linguiça e murchar a cebola. Reserve. Junte a ricota na escarola já fria e escorrida, tempere com o sal e a pimenta. depois de ajustado o tempero adicione o queijo mozarela e reserve.
Abra a massa até um disco de cerca de 30 a 35 cm, sobre uma superficie enfarinhada, espalhe o molho sobre o disco deixando uma borda, sobre o molho, na metade do disco, coloque o recheio e dobre a massa formando um meio-circulo. Dobre bem as bordas, para fechar totalmente, selando com os dedos e formando a borda tradicional como mostra na foto. Transfira para uma assadeira untada com óleo e deixe descansando por 10 minutos. Leve ao forno alto pré-aquecido até dourar (cerca de 20 a 30 minutos), se desejar, decore com gergelim, ervas, orégano a parte superior da massa.

RENDIMENTO

1 Calzone Grande de 6 Porções

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Prepare quanto desejar, basta aumentar os ingredientes da massa proporcionalmente, e ajustar o recheio ou os recheios conforme desejar.

SERVINDO

Sirva bem quente

ACOMPANHAMENTOS

Acompanha bebidas em geral, é uma massa completa, servida como uma refeição de maneira similar a uma pizza

TEMPO DE PREPARO

1 Hora + 30 minutos de descanso

DICAS

Uma dica, para a massa ficar bem assada, mais parecido com um forno a lenha, você pode colocar a forma de cabeça para baixo, desse modo o calor do forno atinge a massa de maneira mais uniforme, já que as laterais da forma servem como uma barreira para assar a borda. Essa massa é mais leve, se for assar no forno elétrico industrial ou no forno a lenha, será preciso ajustar a relação de fermento e farinha, ou deixar a massa mais grossa para ela não quebrar.


Receitas Relacionadas