Chips de Mandioquinha ou Batata Baroa

Chips de Mandioquinha ou Batata Baroa

 

INGREDIENTES:

500g de Mandioquinha fresca (também conhecida como batata baroa)
1 Litro de Óleo de Soja (para fritar)
Sal fino Seco o necessário

MODO DE PREPARO

Descasque as mandioquinhas, para fazer isso utilize uma colher e raspe-as debaixo de água corrente, dessa forma você perde uma quantidade muito menor que com o uso da faca ou de descascadores. Se quiser, pode utilizar com a casca, basta lavar bem com auxilio de um escova.

Corte-as com auxilio deum mandoline na espessura mais fina em torno de 4 a 6 milimetros. Em uma panela alta, ou na fritadeira, ou em um tacho de fritura, coloque o óleo para aquecer em fogo alto, para saber a temperatura ideal decolocar os chips, coloque um palito defósforo dentro do óleo e observe, o oleo atinge a temperatura no momento que o palito se acende.

Dependendo da panela, divida em 3 a 5 porções e coloque uma porção de cada vez no óleo. Frite até ficarem levemente douradas, se você descascou elas ficam bem amarelas, se optou por fritar com casca, a casca vai criar uma borda mais amarronzada na volta.

Dica, como conforme a época do ano e o tipo de solo influenciam no tamanho das batatas baroa, seforem grandes, corte-as na vertical, seas mandioquinhas forem pequenas, pode cortar na horizontal, o importante é que fiquem fininhas e todas iguais.

Antes de colocar o proximo lote na fritura, deixe o óleo aquecer novamente, se o óleo estiver frio elas vão ficar gordurosas, fique atento para colocar uma quantidade de fatias que não grude, assim que colocar, de uma mexida para evitar que se grudem. Quantidades muito grandes também vão esfriar o óleo e deixar os chips mais gordurosos.

Depois de fritas e escorridas, polvilhe o sal sobre os chips fritos.

RENDIMENTO

6 Porções

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Pode fritar quantas desejar, só fique atento para ir repondo o óleo e não deixar o oleo queimar ou escurecer.

SERVINDO

Sirva assim que estiverem esfriando.

ACOMPANHAMENTOS

Os chips são ideais para acompanhar lanches, ou mesmo para serem servidos como tiragosto.

TEMPO DE PREPARO

25 Minutos

DICAS

Se quiser, use a mesma forma de corte e de fritura para fazer chips de batata doce, de inhame, banana da terra, banana verde, cenoura, abobrinha, beterraba, ou o que mais desejar.


 


COMENTÁRIOS

Quick Find
 
Use keywords to find the product you are looking for.
Advanced Search
Suporte OnLine


Share Product
Share via E-Mail Share on Facebook  Print Friendly and PDF 
Share on Twitter