CARREGANDO

 
×
ARTIGOS DIVERSOS ESPECIAIS Acompanhamentos Bebidas Bolos e Festa Caldas e Coulis Canapés e Petiscos Chocolate Comidas Exóticas Conservas em Geral Cookies e Biscoitos Cozinha Clássica Cozinha Natural Doces Entradas e Antepastos Molhos Pães Pastas e Pates Pizzas e Massas Pratos Principais Pratos Rápidos Pratos Típicos Saladas Sanduíches Sobremesas Sopas e Caldos Tortas PRINCIPAL
Planejamento das Compras e Do Cardápio Para Melhorar a Ec

 

Erika de Castro Pereira

Erika de Castro Pereira
Visualizada: 543 vezes
Enviada: 23/04/2022
Tempo Leitura: 5 minutos
Categorias
Manipulação de Alimentos > ARTIGOS DIVERSOS
Técnicas de Culinária Básica > ARTIGOS DIVERSOS

VISITAR PAGINA DA CHEF
Erika de Castro Pereira

Planejamento das Compras e Do Cardápio Para Melhorar a Ec

Um bom planejamento do cardápio e um melhor aproveitamento dos alimentos, além de trazer a mesa uma alimentação mais sudável e uma melhora na qualidade de vida, é fator de extrema importância na economia doméstica. Em média uma família compromete entre 25% e 35% da renda com alimentação, e não é fácil conseguir economizar nesse ponto, porém, com um pouco de planejamento e técnicas, fica muito mais fácil.

Uma das principais dicas, é planejar o que e quando comprar cada um dos alimentos, para isso, você deve saber o que vai consumir e a quantidade a ser consumida, além do prazo de validade e quando esse alimento é produzido, ou seja, quando ele pode ser adquirido com os melhores preços. 
Sabemos que a maioria das pessoas tem uma vida corrida, entre o trabalho e a família, porém, o ideal é que você faça as compras uma vez na semana, e intercale a ida ao supermercado com a ida ao hortifrúti, desse modo, você tem sempre alimentos frescos e de época, além, de escolher no supermercado itens que te auxiliem a usar algo que esta ali, próximo do vencimento e evitando o desperdício.
Só para se ter um exemplo, tomates, chegam a custar 4x (quatro vezes) mais durante o período mais frio, e podem ser adquiridos no período da safra, onde tem um custo menor, e processados em forma de molho, e o molho pode ser congelado e utilizado durante um período de um ano, ou seja, até a próxima safra. O mesmo ocorre com os tubérculos, como a batata, a cenoura, e outras raízes, que podem ser lavados, descascados, picados e branqueados e também se mantém congelados entre 8 meses e 1 ano. Frutas, legumes, verduras, carnes, praticamente todos podem ser preprocessados e utilizados das maneiras mais variadas, frutas podem ter a polpa congelada e virarem doces, sucos, geleias enfim. Procure conhecer as épocas de colheitas e aproveite as baixas no preço para fazer os estoques.
No supermercado, a dica é também aproveitar as promoções e ir fazendo o estoque de alimentos conforme o seu prazo de validade, ou seja, prefira investir em promoções de alimentos que você consome com certa frequência, e que tenha a validade mais longa, como grãos e farináceos, para os alimentos já industrializados, como bolachas, doces, enlatados e mercearia em geral, verifique a época em que normalmente possuem os melhores preços e fique de olho no período de validade para não ocorrer despedícios.

Planejando o Cardápio

Prepare o cardápio da semana, com antecedência, quem não tem muita prática na cozinha, pode fazer uma lista de opções baseadas em um tema, por exemplo, dia vegetariano, dia do frango, dia da carne, dia da massa, dia de peixe, cozinha oriental, lanchinho e comidas leves e ir colocando diversas receitas separadas nesses temas, que combinem entre si. Para quem já tem um pouco mais de experiência, a dica é faça as famosas dobradinhas de sucesso, que combinam pratos rápidos e que aproveitam diversos tipos de alimentos e montam uma refeição, por exemplo, tortas e saladas, sopas e pães, grelhados e grãos, sanduíches, pratos típicos, enfim deixe sua imaginação fluir.
Para quem já é expert, monte pratos onde você pode preparar um e aproveitar as sobras em outro, que pode ser consumido ou congelado, fazendo um aproveitamento total do que vem sendo consumido. Por exemplo, vai fazer uma torta de frango com legumes, já processe uma quantidade maior ou descongele a porção inteira que já tinha armazenada e prepare uma torta e uma sopa, que pode ser consumida junto ou recongelada sem riscos. 
Como você esta pensando com antecedência, tem como combinar o que já tem em casa, adquirindo somente o que falta no supermercado gerando ainda mais economia, pense em possibilidades, recorra a internet, você pode pesquisar receitas com um determinado ingrediente, ou grupo de ingredientes, enfim, são infinitas possibilidades.

Fazendo Compras Inteligentes

O segredo dos restaurantes e dos chefes de cozinha é o planejamento, você já reparou que todos os chefs quando vão preparar um prato já tem de antemão tudo separado (isso se chama Misa En Place, temos um conteúdo sobre isso aqui no blog, confira) e ele serve não somente para facilitar, mais para a organização mental, se você já sabe de antemão tudo o que precisa, ou o que tem disponível, no caso da cozinha em casa, você planeja o que preparar com base naquilo que já tem que ser usado.
Algumas dicas para a ida ao supermercado, faça uma lista contendo tudo o que precisa ser comprado para o período, se você sabe que vai a cada 15 dias no supermercado, se programe para não precisar voltar antes disso, desse modo, já tenha um cardápio para os próximos dias anotado, com auxilio dos celulares, isso acaba se tornando fácil.
Aproveite os cortes em promoção, e conforme a época adquira uma quantidade que você possa aproveitar, já peça para o açougueiro ou peixeiro, limpar e fatiar a carne da maneira que você vai usar, para ganhar tempo enquanto ele prepara todos os cortes nas quantidades pedidas, você pode aproveitar para ir fazendo as outras compras, otimizando seu tempo.
Quando congelar ou preparar pratos, prepare em quantidade maior para congelar já em porções prontas e fracionadas para o seu perfil de consumo, ou seja, se faz uma refeição para 4 pessoas, fracione os alimentos em porções que servem essa quantidade de pessoas. O tempo de preparo para fazer uma refeição para 4 ou para 12 é muito parecido, porém, se você prepara e congela, quando for consumir vai ganhar muito tempo. Muitas pessoas aproveitam um dia ou dois no mês para preparar todas as refeições, desse modo você ganha tempo, em todos os demais dias, e otimiza o consumo de água, gás, e energia já digamos que você vá fazer 1 bolo tem que preaquecer o forno e consumir energia, para fazer digamos 4 bolos de uma vez, o tempo de aquecimento é somente 1, e dependendo do tamanho, você pode assar de 2 em 2, ou já preparar outras receitas de forno como tortas e assados.
Quando chegar em casa, já armazene os alimentos, lembrando-se de processar os frescos, e na hora de colocar na dispensa e nos armários, coloque-os de maneira que os que tem prazo de validade mais próximo fiquem a mão, para serem consumidos primeiro, verduras devem se higienizadas, secas e refrigeradas em sacos plásticos, frutas podem ser congeladas ou armazenadas picadas ou em forma de polpa, legumes antes de serem congelados devem ser branqueados para manterem sua aparência. As polpas podem ser armazenadas em saquinhos em porções na medida certa para um suco ou uma receita, se precisar coloque uma pequena quantidade de água para ajudar a processar, evite adicionar açúcar ou outros conservantes.
Alguns itens como temperos e ervas aromáticas podem ser adquiridas, pois ajudam muito nas preparações e no reaproveitamento, já que podem ser muito versáteis, na próxima dica, vamos falar de como preparar alimentos que servem como curingas e que podem ser pré preparados e armazenados e que vão te ajudar muito a fazer as combinações saudáveis e ganhar tempo na cozinha.

 

Palavras Chave: Economia doméstica - compras inteligentes - aproveitamento dos alimentos - lista de compras - economia - supermercado -



Receitas Relacionadas