CARREGANDO

 
×
ARTIGOS DIVERSOS ESPECIAIS Acompanhamentos Bebidas Bolos e Festa Caldas e Coulis Canapés e Petiscos Chocolate Comidas Exóticas Conservas em Geral Cookies e Biscoitos Cozinha Clássica Cozinha Natural Doces Entradas e Antepastos Molhos Pães Pastas e Pates Pizzas e Massas Pratos Principais Pratos Rápidos Pratos Típicos Saladas Sanduíches Sobremesas Sopas e Caldos Tortas PRINCIPAL
Profiteroles ou Carolinas

Profiteroles ou Carolinas

INGREDIENTES:

MASSA:
125 ml de água 125 ml de leite integral
1 colher de chá rasa de açúcar
1 colher de chá rasa de sal
110 g de manteiga
140 g de farinha de trigo
5 ovos 
 
COBERTURA:
200 gramas de chocolate meio amargo
100 gramas de creme de leite fresco 
 
RECHEIO:
Sorvete de sua preferência
Chantili
Doce de Leite
Fica a seu critério o recheio
 

MODO DE PREPARO

MASSA: Preaqueça o forno a 180°. Coloque a água, o leite, o sal, o açúcar e a manteiga em uma panela e leve à fervura. Assim que ferver junte a farinha toda de uma vez. Bata vigorosamente até ficar uniforme. Continue batendo a mistura por mais 2-3 minutos até a massa secar e desgrudar das laterais da panela, formando uma bola. Transfira-a para uma tigela grande na batedeira. Adicione os ovos, um a um, batendo bem para que cada ovo seja completamente incorporado antes de adicionar o seguinte. Quando a massa cair como uma fita, está pronta para ser modelada segundo a receita e assada em seguida. Coloque uma parte da massa dentro de um saco de confeiteiro e molde direto sobre uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve ao forno preaquecido por 7 minutos; depois desse tempo, e ainda com o forno aceso, entreabra a porta com uma colher de pau mantendo a massa no forno até ela secar e dourar. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. 
 
Modo de fazer a calda: Ferva o creme de leite e derrame sobre o chocolate ralado. Mexa até que derreta e se torne uma mistura homogênea.   
 
Finalização dos profiteroles
Corte ao meio as carolinas e recheie com o sorvete ou outro recheio escolhido. Mergulhe na calda da cobertura e deixe secar.

RENDIMENTO

30 a 40 carolinas

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Pode fazer quantas massas desejar ir assando, recheando e colocando a cobertura.

SERVINDO

Sirva fria, ou se for com sorvete congelada.

ACOMPANHAMENTOS

É um doce fino, ideal para ser servido no café da tarde.

TEMPO DE PREPARO

1 Hora

DICAS

Você pode fazer dois ou tres tipos de recheio e cobertura, e ir fazendo várias misturas entre recheio e cobertura para uma festa de aniversário por exemplo. Vários recheios podem ser feitos cozinhando-se o leite condensado, misturado com chocolate, com gelatina de sabores variados, com suco de limão, enfim, sua imaginação é que manda. Para as coberturas você pode usar o chocolate branco ou ao leite com opções de corantes ou aromatizantes como os de gelatina.


Receitas Relacionadas