CARREGANDO

 
×
ARTIGOS DIVERSOS ESPECIAIS Acompanhamentos Bebidas Bolos e Festa Caldas e Coulis Canapés e Petiscos Chocolate Comidas Exóticas Conservas em Geral Cookies e Biscoitos Cozinha Clássica Cozinha Natural Doces Entradas e Antepastos Molhos Pães Pastas e Pates Pizzas e Massas Pratos Principais Pratos Rápidos Pratos Típicos Saladas Sanduíches Sobremesas Sopas e Caldos Tortas PRINCIPAL
Panetone Caseiro de Frutas

 

Erika de Castro Pereira

Erika de Castro Pereira
Visualizada: 1234 vezes
Enviada: 26/11/2020
Tempo Leitura: 3 minutos
Categorias
Pães Doces > Pães

VISITAR PAGINA DA CHEF
Erika de Castro Pereira

Panetone Caseiro de Frutas

INGREDIENTES:

1 copo de água
3 gemas
5 colheres (sopa) de mistura para panetone (essa receita em destaque)
    - 9 colheres (sopa) de açúcar
    - 5 colheres (sopa) manteiga ou margarina
    - 3 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (chá) de essência de baunilha
2 colheres (chá) de essência de panetone
1 colher (chá) de sal
4 copos americanos de farinha de trigo
1 sachê (20g) de fermento biológico seco
1 copo de uvas passa (reserve-as para uso posterior)
1 copo de frutas cristalizadas (reserve-as para uso posterior)

MODO DE PREPARO

Em um bowl, prepare a mistura para panetone, misturando o açúcar, a manteiga e o leite em pó, batendo na batedeira em velocidade baixa até obter um creme liso e homogêneo, que será usado para preparar a receita do panetone.
Em uma tigela grande, adicionar os ingredientes nesta ordem, a água, as gemas, a essência de baunilha e a essência de panetone, o sal. Assim que tudo estiver dissolvido, acrescente a farinha de trigo e a mistura de panetone e incorpore-a no líquido, formando uma massa mole e pegajosa. adicione o fermento biológico seco e sove essa massa até o fermento dissolver completamente e ficar com consistência elastica.
Deixe fermentar por 40 minutos em um ambiente escuro e quente, o ideal é dentro do forno desligado. Acrescente as uvas passas e as frutas cristalizadas misturando para reduzir a massa. Transfira a massa para a forma untada e com papel vegetal, ou use uma forma de papel para panetone de 1Kg, ou 2 de 500g. Deixe descansar novamente por 30 minutos e antes de levar ao forno, usando uma navalha (ou faca bem afiada), faça um corte em cruz, pequeno e superficial, no topo dos panetones. Disponha um pedacinho de manteiga no centro de cada corte, cerca de ½ colher (chá), e coloque os panetones numa assadeira. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até ficarem dourados. Se na metade do tempo os panetones já estiverem dourados, cubra cada um com um pedaço de papel alumínio para que terminem de assar sem queimar a superfície. Para verificar se estão assados, espete um palito no centro da massa, se sair limpo estão prontos. Assim que os panetones saírem do forno improvise um recurso usado pelos padeiros profissionais: a ideia é deixar o panetone esfriando de cabeça para baixo. Para isso, espete dois palitos de cada lado como se fossem dois cabos de panela alinhados. Vire os panetones de cabeça para baixo e apoie as extremidades os palitos em duas pilhas de livro (ou duas panelas altas). Deixe descansar de cabeça para baixo, até esfriar – isso serve para que a massa não perca volume à medida que esfria. Sirva a seguir com frutas frescas ou armazene os panetones em sacos plásticos para não ressecar por até 5 dias.

RENDIMENTO

1 Panoteno de 1Kg ou 2 de 500g

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Prepare quanto desejar, e asse nas formas próprias que são facilmente encontradas

SERVINDO

Sirva frio

ACOMPANHAMENTOS

Frutas secas e Frutas Cristalizadas, ou café.

TEMPO DE PREPARO

2 horas e 30 minutos, já considerando o tempo de descanço para a massa crescer

DICAS

Você pode substituir as essências por uma caseira, preparada com uma infusão no vinho tipo do porto (ou outro fortificado, que é mais alcolico) de raspas de limão, raspas de laranja, anis estrelado, canela, baunilha. Deixe os ingredientes de molho no vinho por no mínimo 2 dias, o ideal são 7 dias. Pronto você usa duas colheres de sopa dessa infusão depois de coada.

Em algumas regiões, é tradicional cada familia preparar essa infusão com uma variedade enorme de itens, e manter as quantidades de cada item em segredo, criando um sabor único, aqui no Brasil, algumas empresas mantem o aroma da receita dessa maneira tradicional, feita justamente com vinho fortificado ou vinho acrescido de conhaque. Experimente!

 

Palavras Chave: -



Receitas Relacionadas