CARREGANDO

 
×
ARTIGOS DIVERSOS ESPECIAIS Acompanhamentos Bebidas Bolos e Festa Caldas e Coulis Canapés e Petiscos Chocolate Comidas Exóticas Conservas em Geral Cookies e Biscoitos Cozinha Clássica Cozinha Natural Doces Entradas e Antepastos Molhos Pães Pastas e Pates Pizzas e Massas Pratos Principais Pratos Rápidos Pratos Típicos Saladas Sanduíches Sobremesas Sopas e Caldos Tortas PRINCIPAL
Mise en Place - Colocar em Ordem, A arte do Pré-Preparo

 

Erika de Castro Pereira

Erika de Castro Pereira
Visualizada: 2944 vezes
Enviada: 17/05/2019
Tempo Leitura: 3 minutos
Categorias
Técnicas de Culinária Básica > ARTIGOS DIVERSOS

VISITAR PAGINA DA CHEF
Erika de Castro Pereira

Mise en Place - Colocar em Ordem, A arte do Pré-Preparo

Mise en place é um termo com origem no francês, que significa “colocado no lugar” ou “por em ordem”. É nada mais nada menos que a organização do cozinheiro ou chef de cozinha em todas as etapas da preparação de um prato.

Sabe quando você assiste a um vídeo de receita e todos os ingredientes estão picados, moídos, pesados, e devidamente preparados para o uso? É disso que estamos falando. Fazer a mise en place (pronuncia-se “miz an plas”) é não só uma forma de organizar o processo de confecção de um prato, mas uma etapa essencial para o sucesso da receita. Isso porque, não adianta nada amarrar o avental e ligar o forno, se antes não for feito um processo de checagem de utensílios e ingredientes, imagine se no meio do trabalho, você descobre que não tem aqueles dois ovos que a receita pede? Já era, você pode colocar tudo a perder.

A prática também evita “acidentes” como queimar algo na frigideira enquanto corta uma cebola, ou perder o ponto de cozimento da massa enquanto o molho está sendo preparado. Quando tudo já está à mão, erros que podem ser fatais para o resultado final são minimizados. Para evitar problemas, organizar a cozinhar e poupar tempo, siga os passos abaixo:

1- Leia toda a receita não pule nenhum trecho! Cheque se você possui todos os ingredientes e aparatos necessários, como utensilios ou se pode substituir alguma coisa, ou aproveite para fazera lista de compras. Verifique os detalhes, como tempo de preaquecimento do forno, tempo de geladeira, tempo de descanso, tempo para fazer a receita, entre outros.

2 - Coloque os utensílios e aparelhos na sua bancada, separe os ingredientes já na quantidade certa em bowls individuais, se tiver itens de geladeira, volte com o bowl para o ambiente resfriado. Descasque, pique, rale, esprema o que for necessário. Distribua o material na bancada de acordo com a ordem da utilização. Já deixe tudo pré-higienizado, lavado e com o ambiente pronto. 

3 - O termo também é utilizado para a montagem da mesa, quando se deve colocar os talheres, taças e pratos, bem como os outros utensílios, que serão utilizados para degustar e saborear os alimentos. Neste ponto, devemos nos preocupar como o prato será servido, seserá individual, se será em bandejas, aamericana, etc. Muito importante, em festas e eventos sociais, ter a certeza que todos os itens como pratos, talheres, copos atendem aquantidade de pessoas.

Em uma cozinha profissional, por exemplo, a mise en place é um procedimento obrigatório, pois facilita e organiza todas as operações necessárias para a preparação de qualquer receita, desde a preparação até a entrega do prato a mesa. É um procedimento fundamental para o desempenho das funções de um cozinheiro profissional, para que ele possa se certificar de que não tem nenhum ingrediente faltando para o preparo da receita. Bem como organiza cada estação de trabalho, como por exemplo, os insumos são higienizados, descascados, cortados, processados e pesados e fracionados. As estações de preparo vão recebendo os insumos e preparando asporções para a montagem dos pratos, e  finalização monta e despacha para o serviço.
 
 Em grandes restaurantes, existem funcionários só para cumprirem essa função de picar, fatiar, organizar e deixar ali tudo pronto pro chef fazer. É um passo muito importante, pois assim tudo fica organizado, e não se corre o risco de depois acabar esquecendo alguma parte da receita. Uma boa prática, para quem deseja se profissionalizar ou mesmo melhorar seus preparos, é praticar essa técnica mesmo em casa e com coisas simples como o dia-a-dia.

 

Palavras Chave: -



Receitas Relacionadas