CARREGANDO

 
×
ARTIGOS DIVERSOS ESPECIAIS Acompanhamentos Bebidas Bolos e Festa Caldas e Coulis Canapés e Petiscos Chocolate Comidas Exóticas Conservas em Geral Cookies e Biscoitos Cozinha Clássica Cozinha Natural Doces Entradas e Antepastos Molhos Pães Pastas e Pates Pizzas e Massas Pratos Principais Pratos Rápidos Pratos Típicos Saladas Sanduíches Sobremesas Sopas e Caldos Tortas PRINCIPAL
Molho Béchamel (branco)

 

Erika de Castro Pereira

Erika de Castro Pereira
Visualizada: 1531 vezes
Enviada: 05/09/2018
Tempo Leitura: 1 minutos
Categorias
Para Massas > Molhos

VISITAR PAGINA DA CHEF
Erika de Castro Pereira

Molho Béchamel (branco)

INGREDIENTES:

4 Coclheres de Sopa de Manteiga
2 Colheres de Sopa de Farinha de Trigo
2 Copos Americanos de Leite
Sal a Gosto
Noz Moscada a Gosto
Pimenta do Reino Branca a gosto

MODO DE PREPARO

Em uma panela, derreta a manteiga e com o fogo baixo vá peneirando a farinha sobre a manteiga e mexendo bem para não empelotar. Continue mexendo sempre enquanto cozinha por 4 minutos, ou até que comece a ficar amarelado. Vá adicionando o leite que deve estar em temperatura ambiente, aos poucos mexendo sempre. Enquanto o molho vai engrossando, acrescente o sal, a pimenta do reino e a noz-moscada.

RENDIMENTO

500ml de molho

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Pode fazer quanto desejar, basta manter a proporção de manteira e farinha para o roux, e o leite.

SERVINDO

Sirva em massas diversas, ou se preferir, utilize como base para a preparação de outros molhos.

ACOMPANHAMENTOS

O béchamel ou molho branco, pode ser utilizado sozinho sobre massas em geral, ou como base na preparação deoutros molhos para massas e carnes.

TEMPO DE PREPARO

30 Minutos

DICAS

Use essa base de manteiga e farinha, que é chamada de roux, como um espessante para molhos em geral, reduções e cremes. O Roux é preparado simplesmente misturando a manteiga derretida com a farinha e deixando cozinhar até começar a dourar, quanto mais claro maior o poder espessante e quanto mais escuro menor o poder espessante e mais acentuado o sabor de manteiga. 

Na culinaria francesa, os mais escuros são usados para incorporar molhos de carnes e vinhos, já os mais claros são usados com leites para molhos e cremes. Uma dica é que quando o roux estiver quente, o que vai ser espessado deve estar em temperatura amena ou ambiente. Quando o roux for usado para deglacear molhos ele deve estar frio para ser adicionado ao molho quente. Este choque de temperatura serve justamente para não empelotar e deixar gumos na preparação.

 

Palavras Chave: -



Receitas Relacionadas