CARREGANDO

 
×
ARTIGOS DIVERSOS ESPECIAIS Acompanhamentos Bebidas Bolos e Festa Caldas e Coulis Canapés e Petiscos Chocolate Comidas Exóticas Conservas em Geral Cookies e Biscoitos Cozinha Clássica Cozinha Natural Doces Entradas e Antepastos Molhos Pães Pastas e Pates Pizzas e Massas Pratos Principais Pratos Rápidos Pratos Típicos Saladas Sanduíches Sobremesas Sopas e Caldos Tortas PRINCIPAL
Sorvete, Sorbet, Gelato, Frozen - O que muda nos diversos tipos

 

Erika de Castro Pereira

Erika de Castro Pereira
Visualizada: 1496 vezes
Enviada: 02/09/2018
Tempo Leitura: 2 minutos
Categorias
Confeitaria Fina > ARTIGOS DIVERSOS

VISITAR PAGINA DA CHEF
Erika de Castro Pereira

Sorvete, Sorbet, Gelato, Frozen - O que muda nos diversos tipos

Indiferente do nome escolhido, o fato é que basta dar uma aquecida no dia e ja vemos filas nas sorveterias e quiosques para se delificar com uma deliciosa sobremesa gelada. Inventada pelos chineses, que queriam de alguma maneira aproveitar a neve que caia e para isso adicionaram mel, ovos, e sucos de frutas, isso a mais de 3000 anos atras. A iguaria foi passada aos árabes que adicionaram especiarias, porém, ao chegar na Itália, foi adicionado o leite e criado o sorvete como conhecemos hoje.

Para se ter uma idéia da importância da sobremesa para os italianos, lá existe a única universidade dedicada aos sorvetes no mundo, e a iguaria é considerada uma refeição completa, sendo geralmente servida como café da manhã, e seu preparo segue rigorosamente padrões de qualidade, e tipos de preparados que diferenciam cada uma das variações.

SORBET

O sorbet, é o mais proximo ao inventado pelos chineses, e também muito parecido com as nossas raspadinhas ou picolés. Sua massa consiste em uma mistura de açúcares, água e sucos de frutas (na industria esse suco as vezes é substituido por saborizantes artificiais, ou sabores naturais). A temperatura típica do sorbet é de -20ºC que congela as papilas gustativas o que dificulta a sensação de sabor, por isso muitas vezes o uso dos sabores artificiais.

SORVETE

O sorvete é o mais comum de todos, e tem em sua massa o acréscimo de leite, para aumentar sua cremosidade, quanto maior a quantidade de gordura presente no leite mais cremoso ele será. Industrialmente, para se melhorar a cremosidade é adicionado diversos tipos degorduras vegetais e do proprio leite que mantém a cremosidade durante as etapas da comercialização. Um sorvete caseiro deveria ser produzido e vendido imediatamente e seria feito com água, açúcares, leite gordo, sabores naturais. Industrialmente, são adicionadas gorduras vegetais mais estaveis e que permitem que ele seja mantido em congeladores e frezeres domésticos, e transportado sem grandes diferenças de textura. Sua temperatura típica fica entre -25ºC e -20ºC porém em frezeres domésticos temos temperaturas de -7ºC, como é feito em baixas temperaturas que dificultam a sensação de sabor são adicionados maiores quantidades de açúcares e sabores artificiais.

GELATO

O gelato, é o mais cremoso de todos, e em sua essência é feito somente com ingredientes frescos, baixa concentração de água e frutas frescas. O equilibrio correto entre a gordura, os açúcares e o sabor é a técnica chave para se obter um gelato de alta qualidade. Sua temperatura típica de congelamento é entre -14ºC e -12ºC o que garante que as papilas gustativas não sejam agredidas e o sabor seja mantido. São preparados em mantecadoras que misturam aeram e gelam a massa.

SEMIFREDDO ou PARFAIT ou FROZEN

É preparado com uma quantidade maior de gordura como um creme de leite ou iogurte para ser mais natural, acrescido de sabores naturais ou frutas frescas congeladas em temperatura mais amena de -5ºC a no máximo -7ºC para ficar mais líquido. Na europa é consumido até em dias frios.

O frozen, no Brasil é mais conhecido, por ter ovos, na verdade gemas em sua composição e é muito parecido com o sorvete, porém mais líquido.

 

 

 

Palavras Chave: -



Receitas Relacionadas