Arroz Basmati Com Amêndoas

Arroz Basmati Com Amêndoas

 

INGREDIENTES:

200 g de arroz Basmati
350 g de shiitake fresco
100 g de amêndoas sem pele
150 ml de azeite de oliva
100 g de manteiga sem sal
50 g de cebolinhas (ciboulette) picada
Sal a gosto
Pimenta do Reino Branca a Gosto
 
Para Aromatizar:
1 ramo de alecrim,
1 Talo de alho poro
1/2 cenoura
2 Folhas de louro
1 Ramo de tomilho
Água

MODO DE PREPARO

Primeiro, prepare o caldo aromatizado junte todos os ingredientes na água, e leve para ferver, depois que levantar fervura, deixe fervendo por 5 minutos, desligue o fogo e deixe em infusão até esfriar. Coe.

Para preparar o Arroz Basmati, primeiro meça ele usando xícaras, coloque em uma tigela, e cubra com água até 1 dedo acima dos grãos, pegue uma colher e mexa durante 1 minuto, a água vai sair branca. Coe com auxilio de uma peneira ou escorredor. Repita este processo de lavar o arroz até a água sair limpa e transparente, quanto mais amido você retirar do grão, mais soltinho ele vai ficar, e esse tipo de arroz é muito rico em amido, se não fizer este processo ele vai ficar grudento como o arroz japonês. geralmente 3 a 4 lavagens no arroz vai ficar bom.
Depois, encha a tigela com água novamente como se fosse lavar, porém sem mexer, deixe o arroz descansar por 30 minutos, para ele inchar, dependendo da idade do grão ele vai absorver toda a água, se não absorver, escorra antes de levar para a panela.
Na penela, coloque 1 e 1/2 (uma e meia) xícara de água aromatizada para cada xícara de arroz antes de lavar. Leve a água para ferver e junte o sal, assim que ferver coloque o arroz dentro. Mexa por cerca de 1 minuto, até a água voltar a ferver, baixe o fogo e tampe a panela, deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar por mais 15 minutos. Com auxilio de um garfo solte o arroz.

Numa frigideira coloque uma colher de manteiga e um pouco de azeite para dourar os cogumelos limpos e fatiados. Tempere-os com sal, acrescente as amêndoas e por último coloque mais uma colher de manteiga. Acrescente 2 colheres de sopa da água aromatizada, e coloque o arroz cozido. Misture tudo e está pronto.

RENDIMENTO

6 porções

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Pode preparar a quantidade que desejar, basta aumentar as quantidades dos ingredientes proporcionalmente, ajustando a quantidade de água aromatizada.

SERVINDO

Sirva quente, acompanhando peixes, frutos do mar, ou carnes com molho.

ACOMPANHAMENTOS

Este arroz é uma variação muito parecida com o arroz tradicional, porém muito mais macio e aromatizado, por isso usamoa a água aromatica para cozinha-lo ressaltando suas características. Ideal para acompanhar carnes, peixes e frutos do mar.

TEMPO DE PREPARO

1 Hora

DICAS

Se preferir pode usar água ao inves de água aromatica, principalmente se for usa-lo em risotos.


 


COMENTÁRIOS

Quick Find
 
Use keywords to find the product you are looking for.
Advanced Search
Suporte OnLine


Share Product
Share via E-Mail Share on Facebook  Print Friendly and PDF 
Share on Twitter