Tipos de Tomates e Suas Características

Tipos de Tomates e Suas Características

 

Ir a feira ou ao supermercado para comprar os tomates para um molho, é uma tarefa complicada pois nem sempre encontramos tomates bem maduros, e para piorar a situação, atualmente encontramos diversos tipos deles disponíveis, com preços variados e muito diferentes, e cada um com características diferentes. Pensando nessa hora, resolvi escolher os principais tipos de tomates encontrados no Brasil e falar um pouco das características deles e suas propriedades.

O tomate mais comum nas feira e também o mais barato é o TOMATE CARMEM, ou Tomate Longa Vida é chamado assim, pois dura mais tempo, é colhido verde e vai para o consumidor neste estado ainda, podendo ser comprado desde verde até maduro e podendo ser consumido de qualquer maneira. No Brasil, 75% dos tomates produzidos são desta variedade. É um tomade ideal para SALADAS, pois é mais aguado e mais ácido e de cor mais clara (alaranjado). 

Outro tipo é o TOMATE CAQUI, é um tomate de sabor mais forte, e bem resistente, de tamanho grande, seu sabor é bem ácido o que o torna ruim para molhos, mais devido a suas característica é ideal para fazer o vinagrete, pois ele não murcha depois de cortado e tem poucas sementes.

Já o TOMATE HOLANDES é muito bonito pela sua apresentação, pois é vendido sempre com o raminho, já que se tirar ele estraga muito rápido, é um fruto bem ácido e bem doce, o que o torna ideal para ser servido em saladas cruas, cortado em rodelas, é de cor bem avermelhada, e possui sua apresentação e beleza como principal atributo, mais é muito sensivel por este motivo é mais caro.

TOMATE DÉBORA, é um tomate bem versátil, servindo tanto para salada como para molho, pois tem uma acidez média, pouca semente, carnudo e levemente adocicado. Nao é o melhor para molho, nem para salada, mais vem ganhando mercado devido a sua versatilidade. É o melhor para se fazer em casa o tomate seco, e é usado para esta finalidade comercialmente devido a sua cor, e a seu tamanho.

Para molhos, o melhor é o TOMATE ITALIANO, que possui muito poucas sementes, baixa acidez, amadurece rápido, solta líquido e possui uma polpa bem saboroso, além de ser facilmente descascado. Sua desvantagem está que dura pouco, então tem que comprar toda semana, ou mesmo 2 vezes por semana, para poder usa-lo fresco, pois embolora mesmo na geladeira depois de maduro. Tembém pode ser usado para fazer suco, extrato, polpa enfim, para ser consumido cozido é o ideal principalmente pela sua cor bem forte. Como estraga rápido, seu custo de transporte e de produção são maiores, por isso é também um dos mais caros.

Para decorar, o TOMATE CEREJA é o mais usado, e vem ganhando espaço no mercado, principalmente de produtos chamados gourmet, é redondinho e bem vermelho, podendo ser usado cozido ou cru, solta bastante líquido e tem um sabor refrescante, e agradavel.

Similar a este ultimo temos o TOMATE SWEEET GRAPE, que é o que vem se destacando para consumo em restaurantes vegetarianos, é a versão miniatura do tomate italiano, tendo as mesmas características deste, porém com um tamnho de uma uva.

Para finalizar, existe o TOMATE MOMOTARO, que é uma versão híbrida, geneticamente modificado (ih, isso não sei não, é uma versão do famoso transgenico) que suporta bem o transporte, e dura até meses sobre refrigeração, não pega as principais doenças na plantação, nao precisa de agrotoxico, mais tem que ser plantado em estufas com ambiente controlado, serve tanto para saladas, como para molhos, nunca o adquiri, nem o provei mais tem quem goste e tem quem odeie. Certa vez, vi um comentário numa coluna de um Chef, que chamava ele de TOMATE HIGHLANDER pois não apodrece, e na mídia tem muito se falado dos maleficios do uso dos transgenicos para a saúde, já para quem o produz, diz ser uma variante muito rentável e podemos dizer que é hoje o principal crescimento nos quesitos da produção. Sua origem se confunde com o TOMATE DÉBORA, não é preciso se o debora surgiu de uma variante do momotaro ou vice-versa mais são muito similares.


 


COMENTÁRIOS

Quick Find
 
Use keywords to find the product you are looking for.
Advanced Search
Suporte OnLine


Share Product
Share via E-Mail Share on Facebook  Print Friendly and PDF 
Share on Twitter