CARREGANDO

 
×
ARTIGOS DIVERSOS ESPECIAIS Acompanhamentos Bebidas Bolos e Festa Caldas e Coulis Canapés e Petiscos Chocolate Comidas Exóticas Conservas em Geral Cookies e Biscoitos Cozinha Clássica Cozinha Natural Doces Entradas e Antepastos Molhos Pães Pastas e Pates Pizzas e Massas Pratos Principais Pratos Rápidos Pratos Típicos Saladas Sanduíches Sobremesas Sopas e Caldos Tortas PRINCIPAL
Manuseando Frutas, Verduras, Legumes e Outros Alimentos Frescos

 

Erika de Castro Pereira

Erika de Castro Pereira
Visualizada: 3660 vezes
Enviada: 11/08/2017
Tempo Leitura: 3 minutos
Categorias
Manipulação de Alimentos > ARTIGOS DIVERSOS

VISITAR PAGINA DA CHEF
Erika de Castro Pereira

Manuseando Frutas, Verduras, Legumes e Outros Alimentos Frescos

Muito se fala sobre a inclusão de alimentos frescos como Frutas, Verduras, Legumes, Castanhas, Brotos e Grãos em nossa dieta, no Brasil em toda a mídia muito se houve falar na inclusão de sucos maravilhosos para todas as funções do corpo, manutenção de dietas, dietas para perda de peso, dietas por restrições alimentares, e muitas outras funcionalidades.

É fato que todos os alimentos frescos como as frutas, as verduras, os legumes, os brotos, os grãos e as castanhas possuem vitaminas, sais minerais e funcionalidades que só podem ser encontrados nestes tipos de alimento, e que a inclusão deles em nossa alimentação diária vai trazer muita qualidade de vida a nossa mesa. Centenas de livros estão sendo lançados com o intuito de apresentar dietas baseadas em sucos, e em sopas preparados com esses alimentos, mais pouco se fala sobre como inclui-los em nossa dieta de maneira funcional e de maneira saudavel.

Não basta ir ao supermercado ou a feira e comprar frutas, legumes e verduras se você não sober escolhe-los pelas suas funcionalidades, pelas suas características e o mais importante sem saber como manusea-los de forma correta, como armazena-los e conserva-los por maiores períodos de tempo sem perder suas qualidades.

Antes de mais nada, procure utilizar Frutas, Legumes, Hortaliças, Temperos, Brotos, Tuberculos, Sementes, Grãos e Raízes sempre frescos, e sempre adquira estes alimentos de fornecedores confiáveis.

Quando for utilizar frutas, que podem ser consumidas com casca, evite descasca-las pois muitas vitaminas e sais minerais essênciais só são encontrados nas cascas, lembre-se que frutos cítricos em geral não devem ser consumidos com a casca, porém aquela parte branca existente neles é uma fonte de pectina e de fibras.
Quando for consumir frutas e legumes descascados verifique sempre se é possivel utilizar as cascas para preparar algum alimento, e se as cascas podem ser conservadas ou consumidas de alguma maneira, além de uma grande economia o valor nutricional dessas cascas é inestimavel.

Sempre lave muito bem as frutas, legumes e hortaliças em geral, principalmente antes de se consumir estes com a casca, tenha uma escovinha macia para escovar bem as frutas e legumes, frutas cítricas que possuem a casca mais resistente como a laranja e o limão podem ser esfregadas, já frutas como a uva ou morangos devem ser lavadas com uma solução de água e água sanitária na proporção de 1 colher de sopa de água sanitária por litro de água. Depois de deixa-las de molho por 15 minutos, lave-as em água corrente.

Quando comprar verduras, elas devem ser consumidas o mais rápido possivel, principalmente se já tiverem sido lavadas na feira ou no supermercado, se tiver a disponibilidade peça para o seu feirante que separe os legumes, verduras e hortaliças em geral sem lavar e armazene-as dessa maneira, além de um maior tempo sem deterioração, esse fato vai manter uma maior quantidade de vitaminas que começam se deteriorar e oxidar quando as folhas são lavadas, portanto, só as lave na hora que for prepara-las.

Quando for preparar algum alimento com esses produtos frescos, as suas cascas podem ser preservadas por congelamento ou por desidratação. O Processo de congelamento deve ser feito da seguinte maneira, após lava-las para utilizar o alimento, ferva a água e coloque as cascas dentro por 2 minutos (ja na água fervente) logo em seguida coe as cascas e jogue-as em água gelada e com gelo. Enxugue-as e congele-as em saquinhos plásticos para freezer por até 3 meses. O Processo de desidratação, deve ser feito da seguinte maneira, após lavar os alimentos para o consumo, disponha as cascas em uma forma forrada com papel toalha sem sobrepor as mesmas, leve ao forno baixo por 30 minutos (para este processo as cascas devem ser o mais finas possivel, cascas mais grossas como a de abacaxi devem ser preferivelmente congeladas). Cascas desidratadas duram até 1 ano armazenadas.

 

Palavras Chave: -



Receitas Relacionadas