Pão Tradicional Baguete (pão de sal)

Pão Tradicional Baguete (pão de sal)

 

INGREDIENTES:

1 kg de farinha de trigo comum
600 ml de água gelada
20 g de fermento biológico
20 g de sal

MODO DE PREPARO

Colocar farinha sobre a mesa. Abrir um buraco no centro, acrescentar parte da água, cerca de 70%, fermento, sal e misturar. O ideal é misturar juntando a farinha gradualmente. O Ponto correto é quando a massa está macia, porém desgruda da bancada, e ainda pega um pouco na mão. Quando estiver homogêneo, acrescente mais água se achar necessário. A quantidade total de água, depende da temperatura ambiente, da umidade relativa do ar, e da qualidade da farinha. Portanto se der errado da primeira vez, não desista, experimente fazer a massa outras vezes até obter o melhor resultado.
Descansar a massa por 10 min. Beliscar a massa para desenvolver a elasticidade da massa, para isso, aperte a massa entre os dedos até ela diminuir de tamanho novamente. Descansar por mais 15 min. Oxigenar a massa, sovando-a com as mãos. Descansar por mais 15 min. Dividir em pedaços de 300 g e dar o formato de baguetes. Fazer os cortes da massa, com auxilio de uma gilete, chamado como assinar o pão, para a baguete tradicional, gerlmente são feitos cortes diagonais a 30 graus com espaço de 5cm e profundidade de 1cm. Cobrir com pano seco numa assadeira e descansar por 30 ou 40 min para crescer.
Pré aquecer o forno por 200 graus. Borrifar com água fria e um borrifador e levar para assar até atingir a cor desejada.

RENDIMENTO

5 a 6 baguetes

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Pode fazer quantas massas desejar, basta dobrar os ingredientes, lembrando de ajustar a quantidade de água de acordo com a qualidade da farinha.

SERVINDO

Sirva quente ou em temperatura ambiente.

ACOMPANHAMENTOS

O pão tradicional, ou pão de sal, é muito versátil e acompanha bem tanto doces como salgados

TEMPO DE PREPARO

2 Horas

DICAS

Essa massa, chamada de pão de sal, pois só leva a farinha e o sal, é usualmente feita para a baguete ou outros pães com uma área de casca maior, como o filão, a baguetinha, o cacetinho entre outros mais alongados. Essa massa tem como característica um pão de casca macia e muito crocante, e um miolo bem leve, que fica macio e mais dificil de se desgrudar da casca, típico das baguetes.

INGREDIENTES:

 

MODO DE PREPARO

 

RENDIMENTO

 

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

 

SERVINDO

 

ACOMPANHAMENTOS

 

TEMPO DE PREPARO

 

DICAS

 


 


COMENTÁRIOS

Quick Find
 
Use keywords to find the product you are looking for.
Advanced Search
Suporte OnLine


Share Product
Share via E-Mail Share on Facebook  Print Friendly and PDF 
Share on Twitter