Pão de Nozes e Uvas Passas

Pão de Nozes e Uvas Passas

 

INGREDIENTES:

1 kg de farinha de trigo
600 ml de água gelada
20 g de sal
20 g de fermento biológico
200 g de uvas passas ou 200 g de nozes ou (100 de cada)

MODO DE PREPARO

Coloque a farinha sobre a mesa ou numa vasilha e abra um buraco no centro. Acrescente a água . Desmanche o fermento com os dedos e dissolva-o na água. Desse modo, ele será distribuído de maneira homogênea em toda a massa.
Adicione o sal. Misture bem para incorporar toda a farinha e até obter uma massa que grude nos dedos.
Quando a massa estiver bem homogênea, faça uma bola e cubra-a com um pano. Deixe descansar por 10 minutos. Sove a massa por 5 minutos sem parar. Acrescente a uva passa e/ou as nozes e sove rapidamente. Coloque a massa sobre a mesa e corte-a em pedaços do tamanho desejado. Cubra novamente com o pano úmido e deixe crescer por mais 1 hora.
 
Como assar os pães. Pré-aqueça o forno em temperatura máxima 250 graus. O tempo de forno varia de acordo com o peso dos pães.
Pães de 25 a 50 g 15 minutos.
de 50 a 100 g 20 minutos.
de100 a 200g 25 minutos
de 200 a 300g 30 minutos
de 300 a 400g 35 minutos
de 400 a 500 g 40 minutos
Maiores, conforme o formato. O pão está pronto, quando a casca estiver bem douradinha.

RENDIMENTO

12 pães de 60 gramas

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Pode fazer duas ou mais receitas juntas, só lembre-se que quanto maior a quantidade de massa maior o tempo para sovar e a força necessária, portanto, não recomendo muito fazer mais de 3 massas juntas, prefiro fazer em separado.

SERVINDO

Sirva ainda quentinho, no lanche da tarde é uma delicia.

ACOMPANHAMENTOS

Este pão, pode ser considerado salgado, pois é similar ao pão frances em textura e acompanha bem tanto doces como salgados, eu particularmente prefiro ele com nozes e uvas para servir no café da tarde, acompanhado de geléia e de manteiga, fica sensacional.

TEMPO DE PREPARO

2 Horas

DICAS

Se não tiver as nozes ou as uvas passas, experimente fazer só com uma delas, na minha opinião só com uvas passas fica mais doce e ideal para servir com café e leite. Já só com nozes ele fica mais seco e ideal para servir junto com sopas ou torrado. Com a mistura dos dois ingredientes, pra mim é o que fica mais versátil e também mais saboroso.


 


COMENTÁRIOS

Quick Find
 
Use keywords to find the product you are looking for.
Advanced Search
Suporte OnLine


Share Product
Share via E-Mail Share on Facebook  Print Friendly and PDF 
Share on Twitter