TOPO » RECEITAS » Molhos » Para Massas »

Molho Vermelho Refrescante - Tomate, Hortelã e Manjericão

Molho Vermelho Refrescante - Tomate, Hortelã e Manjericão

 

INGREDIENTES:

• 8 Tomates bem vermelhos, sem sementes, picados em cubos
• Sal (a gosto)
• Pimenta do Reino ou Pimenta Calabresa (a gosto)
• 2 dentes de Alho em lascas finas
• 1/4 de xícara (chá) de Azeite
• Hortelã fresca picada (a gosto)
• Manjericão fresco picado (a gosto)

MODO DE PREPARO

Em uma panela, coloque os tomates e o azeite e leve ao fogo baixo para cozinhar, assim que iniciar a fervura, junte com o sal, a pimenta, o alho e deixe cozinhar por uns 15 a 20 minutos. Junte a hortelã fresca picada e o manjericão fresco picado. Deixe apurando em fogo baixo por cerca de 1 hora, ou até que o molho esteja na consistência desejada, mexendo sempre.
Se quiser, você pode adicionar 1 colher de sobremesa de açúcar, para realçar o sabor e controlar a acidez, porém, se os tomates estiverem bem maduros, não é necessário.

Na hora de servir, você pode salpicar com folhas de hortelã cortadinhas e folhas de manjerição.

RENDIMENTO

500Ml de molho

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Pode fazer a quantidade que desejar, basta ajustar as quantidades dos ingredientes. Lembre-se que a hortelã e o manjericão são aromáticos e não devem ser aumentados nas mesmas proporções, para evitar que fique muito forte.

SERVINDO

Sirva com a massa de sua preferência, na hora de servir, coloque folhas de hortelã e de manjericão para decorar e rale queijo.

ACOMPANHAMENTOS

Este molho é ideal para acompanhar massas lisas como o espaguete, e acompanha muito bem uma carne desfiada, principalmente no verão pois é um molho bem refrescante devido a hortelã.

TEMPO DE PREPARO

90 Minutos

DICAS

Na hora de escolher os tomates para o molho, prefira os mais maduros pois quanto mais maduro menos ácido o molho se torna, se só tiver tomates ao ponto, para reduzir a acidez, você pode acrescentar um pouco de açúcar.

No mercado, existem diversos tipos de tomates, e cada um tem uma característica, para molho, o ideal é o Tomate Italiano, que tem o formato mais alongado, ele é mais carnudo, e possui poucas sementes, e baixa acidez, não precisando de muita cocção para apurar o molho, se escolher usar ele, o tempo de preparo cai em 30%, e não há necessidade de se colocar o açúcar se ele estiver maduro.


 


COMENTÁRIOS

Quick Find
 
Use keywords to find the product you are looking for.
Advanced Search
Suporte OnLine


Share Product
Share via E-Mail Share on Facebook  Print Friendly and PDF 
Share on Twitter