Risoto de Figos Frescos

Risoto de Figos Frescos

 

INGREDIENTES:

300 Gramas de Arroz Arbório
200 Gramas de Manteiga Sem Sal
Sal e Pimenta do Reiono Branca
2 Figos Cortados em 4 Partes (flor)
4 Figos frescos picados (sem os caules)
1 Cebola Roxa
Azeite de Oliva
Água Quente O Quanto Baste

MODO DE PREPARO

Em uma frigideira, derreta uma colher de manteiga e misture com azeite para fritar, frite os gomos de figo cortado, e reserve. Na mesma gorgura restante, frite a cebola roxa até murchar, sem deixar caramelar ou dourar, e acrescente os figos frescos picados, frite e reserve.
Em uma outra frigideira mais funda (para risoto), coloque cerca de 300ml de água, e em fogo baixo, coloque o arroz, e vá mexendo até que toda a água seja absorvida, vá aos poucos acrescentando água e mexendo sempre, para que o arroz fique brilhante, repita esse passo até que o arroz esteja cozido al dente (a quantidade de água pode variar de acordo com a humidade do arroz, se é mais novo, e mesmo a qualidade deste, e é em torno de 800ml, podendo chegar até 1100ml),
Acrescente os figos picados e a cebola, e o restante da manteiga, deixe cozinhar por mais 2 a 3 minutos até a manteiga derreter, sirva, junto com um pedaço de figo frito.

RENDIMENTO

8 Porções

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Pode fazer a quantidade que desejar, lembre-se que quantidades muito grandes de risotos precisam de panelas grandes para poder "polir" o arroz durante o cozimento, dando um brilho bonito ao prato, portanto, se não tiver, prefira fazer 2 ou mais receitas separadas.

SERVINDO

Sirva, acompanhado de carne vermelha como filet mignon ou carré, ou mesmo medalhões.

ACOMPANHAMENTOS

O Risotto é um prato típico da cozinha Italiana, que pode ser servido sozinho, como prato principal, ou como um acompanhamento. Neste caso específico o risoto de figos frescos é um ótimo acompanhamento para carnes vermelhas como o carré de cordeiro, a vitela, o filet mignon, medalhões e outros.

TEMPO DE PREPARO

30 a 40 Minutos

DICAS

Se preferir, substitua os figos frescos por figos turcos secos, porém, lembre-se que eles tendem a ser muito mais doces, e vão acompanhar melhor carne de porco como o lombo ou a picanha suína.
Quando estiver preparando risoto, deixe sempre uma panela com água fervendo, pois conforme a safra do arroz, o tipo de arroz, a humidade do ar, e as condições de armazenamento e de tempo desde a colheita podem fazer com que o arroz arbório demore mais ou menos tempo para cozinhar e também absorva maior ou menor quantidade de água durante o cozimento. O volume médio de água é para cada xícara de arroz cru, de 2 a 3 xícaras de água.


 


COMENTÁRIOS

Quick Find
 
Use keywords to find the product you are looking for.
Advanced Search
Suporte OnLine


Share Product
Share via E-Mail Share on Facebook  Print Friendly and PDF 
Share on Twitter