TOPO » RECEITAS » Molhos » Para Massas »

Molho Bolonhesa (típico de bolonha)

Molho Bolonhesa (típico de bolonha)

 

Diferente do que muitos acreditam, o famoso espaguete a bolonhesa é um mito, e não existe, em bolonha a massa utilizada é o tagliatelle, que é mais grosso, e o molho que teve a receita patenteada em 1982 pela Câmada do Comércio de Bolonha, que alegou que o termo bolonhesa é o mais usurpado do mundo em se tratando de culinária, é feito de maneira diferente. Segue a receita, porém, lembramos que mesmo em bolonha, a receita tem pequenas variações entre os chefes de cozinha.

INGREDIENTES:

300 gramas de carne moída;
150 gramas de bacon;
50 gramas de cenoura;
50 gramas de aipo;
50 gramas de cebola;
300 gramas de molho de tomate;
½ xícara de vinho branco seco;
½ xícara de leite integral;
Azeite ou manteiga, sal e pimenta;
Caldo de Carne.

MODO DE PREPARO

Prefira uma panela de barro ou de alumínio grosso. Corte o bacon em cubos e depois pique com uma faca de maneira bem miúda. Misture 3 colheres de sopa de azeite com 50 gramas de manteiga e os vegetais picados.
Adicione a carne moída e misture com uma colher de madeira.  Adicione o vinho e mexa gentilmente até que o líquido evapore.
Adicione o molho de tomate, cubra e cozinhe lentamente, por duas horas. Quando necessário, adicione caldo de carne e, no final, o leite, para tirar um pouco da acidez do tomate.
 

RENDIMENTO

4 Porções

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Pode fazer a quantidade que quiser, na verdade, minha dica é fazer quantidades maiores, e conservar em frascos herméticos para sempre que quiser fazer uma massa rápida ter o molho a mão

SERVINDO

Sirva acompanhado de massa, a típica massa usada é o tagliatelle, porém fica muito bom com massas mais grossas, como o fusili, ou mesmo o espaguete mais grosso.

ACOMPANHAMENTOS

É um molho ideal para massas mais pesadas como o tagliatelle ou o espaguete grosso.

TEMPO DE PREPARO

3 Horas (fora o preparo do molho de tomate que pode chegar a 6 horas se for fazer em casa)

DICAS

Bem minha dica nesse caso é preparar o molho de tomate, que dura mais de 3 meses em potes herméticos, em casa, e estocar na geladeira, e sempre que quiser um molho diferente preparar a mistura, prefira a época do verão para fazer o molho pois os tomates são mais baratos e menos ácidos, o que reduz o tempo de apuração do molho.


 


COMENTÁRIOS

Quick Find
 
Use keywords to find the product you are looking for.
Advanced Search
Suporte OnLine


Share Product
Share via E-Mail Share on Facebook  Print Friendly and PDF 
Share on Twitter