Jambalaya Típico - Frango, Lombo e Camarão

Jambalaya Típico - Frango, Lombo e Camarão

 

INGREDIENTES:

500 g de lombo de porco
500 g de peito de frango
3 unidades de linguiça calabresa
1 unidade de paio
500 g de camarões grandes limpos
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
½ xícara de cebola em cubos pequenos
2 dentes de alho
1 talo de salsão 
½ unidade de pimentão verde
1 lata de tomate pelado
3 unidades de folha de louro
1 colher de café de pimenta do reino
1 colher de café de pimenta do reino branca
1 colher de café de pimenta caiena
1 colher de café de tomilho fresco
1 colher de café de alho em pó 
Sal a gosto 
Salsa a gosto 
1 xícara de vinho ranco seco
1 colher de sopa de molho inglês 
1 colher de sopa de molho tabasco ou 1 pimenta dedo de moça 
3 xícaras de caldo de frango
1 ½ xícara de arroz 
Azeite extra virgem a gosto
Caldo de Frango (o quanto baste)

MODO DE PREPARO

Em uma vasilha colocar os camarões, o frango e o lombo de porco cortados em cubos e temperar com o mix de pimentas e especiarias. Deixar marinar por 30 a 50 minutos.
Em seguida em uma panela funda colocar azeite, cebola, pimentão verde, salsão e saltear por 3 minutos. Em seguida colocar alho, tomate pelado, louro, molho inglês e pimenta tabasco. 
Agora entre com o arroz previamente lavado, e com o vinho, abaixe a temperatura do fogo e complete com caldo de frango sempre que estiver secando, vá colocando o caldo a medida que vai secando. Após 10-15 minutos que o arroz já estiver quase cozido adicione a linguiça, o frango, o porco. Cozinhe por mais 10 a 15 minutos até as carnes ficarem tenras e o arroz pronto, ajuste o sal e a pimenta. 
Em uma frigideira com um pouco de azeite, frite os camarões, até ficarem rosados. Na hora de servir, junte os camarões, e misture.

RENDIMENTO

8 Porções

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Pode fazer a quantidade que desejar, basta aumentar as carnes e o arroz proporcionalmente e ajustar os temperos e a pimenta a gosto.

SERVINDO

Sirva bem quente, depois de colocado nos pratos, decore com a salsinha ou cebolinha picados

ACOMPANHAMENTOS

O Jambalaya é uma comida típicamente servida sozinha, bem apimentada, ideal para um dia frio, e para jantares, pode ser acompanhado de pães, que aliviam um pouco a queimação da pimenta.

TEMPO DE PREPARO

1 Hora

DICAS

O JAMBALAYA é um prato típico da Lousiana nos EUA, alguns lugares referem o prato como pertencente a cozinha CRIOULA-CAJUN, que é típica da região, na realidade, o Jmabalaia (jambalaya) é m prato da cozinha CRIOULA a diferença está no uso de alguns temperos e na influência destes sobre o resultado do prato.
A Cozinha crioula usa os tomates, e a mistura de carnes como o frango o camarão e o porco e é servido com as carnes mais tenras e um apimentado mais presente. Já a versão do prato em cozinha CAJUN, é chamada de Red Jambalaya ou Brown Jambalaya é preparado sem o uso dos tomates, com um molho extremamente picante, e usa o Frango e o lombo (brown) ou o Camarão e o Lombo (neste caso o lagostin de água doce).

Minha dica, é se você tiver coragem, cozinhe usando a pimenta dedo de moça com as sementes, o prato fica mais parecido com o original porém, para nosso paladar fica extremamente picante. Ou use pimentas defumadas como a chipotle que dá um gostinho defumado especial.


 


COMENTÁRIOS

Quick Find
 
Use keywords to find the product you are looking for.
Advanced Search
Suporte OnLine


Share Product
Share via E-Mail Share on Facebook  Print Friendly and PDF 
Share on Twitter