Caldinho de Feijão Preto Com Costelinha

Caldinho de Feijão Preto Com Costelinha

 

INGREDIENTES:

4 colheres (sopa) de azeite
1 1/2 cebola picada bem fina
1 1/2 colher (sopa) de alho picado
200 g de Carne (músculo ou acém)
200 g de Costelinha de porco desossada
200 g de Paio
4 tabletes de caldo de feijão (para temperar o feijão, ou utilize o tempero de sua preferência)
4 folhas de louro
600 g de feijão preto deixado na água por 3 horas
3 litros de água, aproximadamente
1 1/2 colher (sopa) de pimenta de tabasco ou calabresa
Sal a gosto
50 g de Cebolinha Picada
50 g de Salsinha Picada

MODO DE PREPARO

Em uma panela de pressão, coloque o feijão hidratado, e água até cobrir o feijão, e coloque para cozinhar com os tabletes de caldo de feijão e as folhas de louro por cerca de 35 minutos (para ficar Al Dente).
Retire da pressão e escorra, guardando a água do cozimento e os feijões separados. Retire as folhas de louro.
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e deixe murchar, acrescente o alho, o paio e a pimenta, assim que o paio começar a fritar, acrescente a carne e a costelinha de porco e deixe fritar. Divida em 2 partes.
Na parte que ficou na panela, acrescente os feijões e refogue, acrescente um pouco da água do cozimento para cozinhar até que o feijão fique totalmente macio, se necessário vá acrescentando água, sem deixar um caldo em excesso.
Coloque o feijão refogado e cozido no liquidificador, e com um pouco da água do coziemento bata até obter um creme homogêneo, se necessário coloque mais água para ajustar a textura.
Depois de batido, leve ao fogo para apurar (engrossa um pouco) se precisar vá colocando a água do cozimento para ajustar a textura, prove e corrija o sal se necessário

Misture a cebolinha e a salsinha. Coloque nos recipientes em que vai servir o caldo bem quente, acrescente uma porção das carnes separadas anteriormente, e uma porção das ervas frescas. Sirva acompanhado de fatias de pão australiano ou pão italiano ou pão francês.

RENDIMENTO

6 a 8 Porções

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Pode fazer a quantidade que desejar, basta aumentar as quantidades dos ingredientes proporcionalmente ajustando os temperos.

SERVINDO

Sirva bem quente, acompanhado de pães fatiados. Se quiser, frite cubos de bacon e coloque dentro quando for servir.

ACOMPANHAMENTOS

A Caldo de feijão é uma entrada, ideal para ser servida a noite, em dias frios para esquentar e preparar para o prato principal, ou para ser servida em uma ocasião como uma reunião familiar ou com amigos, um jogo de futebol, enfim, é um caldo cremoso e que esquenta e sustenta.

TEMPO DE PREPARO

1 Hora

DICAS

Se você já tem feijão cozido, experimente fazer o mix de carnes do refogado, e bater junto com o feijão no liquidificador, acrescentando água morna para diluir, e depois de batido servir com as carnes dentro, é uma maneira de reaproveitar as sobras e acrescentar sabores diferentes.

Se você não tem alguma das carnes ou algum ingrediente, substitua-o por outro, ou acrescente alguma carne como linguiça toscana frita, calabresa defumada, enfim o que tiver disponível ou o que gostar, ao cozinhar, algumas receitas permitem grandes variações que adaptam para seu próprio paladar ou de seus convidados, e que ficam sempre maravilhosas.

Na receita, sugiro deixar o feijão de molho antes, pois reduz o tempo de cozimento e faz com que o grão solte a casca, pegando o sabor dos temperos mais facilmente, e também engrossa mais fácil, geralmente para cozinhar o feijão para servir, prefiro o grão seco colocado n panela, mais para o preparo do caldo ou sopa prefiro deixar de molho até mesmo de um dia para outro.


 


COMENTÁRIOS

Quick Find
 
Use keywords to find the product you are looking for.
Advanced Search
Suporte OnLine


Share Product
Share via E-Mail Share on Facebook  Print Friendly and PDF 
Share on Twitter