Cavacas Portuguesas Tradicionais - Doce Português

Cavacas Portuguesas Tradicionais - Doce Português

 

INGREDIENTES:

16 ovos inteiros
4 gemas
15 colheres de sopa de farinha de trigo
15 colheres de sopa de azeite
1 cálice de aguardente (preferivelmente Bagaceira)
raspa de 1 limão

Cobertura

4 claras
500 g de açúcar empalpavel ou de confeiteiro
Suco de 1 Limão

MODO DE PREPARO

Pré Aqueça o forno em temperatura alta (240º).
Em uma tigela, mistures os ovos, as gemas, o Azeite, o Aguardente as raspas de limão e misture tudo. Peneire sobre a mistura mexendo sempre a farinha de trigo.
Com um batedor de arame (fue) bata bem a mistura por 10 minutos. Unte forminhas de aluminio para Pão De Mel com diametro de 5cm e despeje 2 colheres de sopa cheias da massa.
Leve ao forno por 10 a 15 minutos. Baixe a temperatura para forno baixo (150º) e deixe por mais 20 a 30 minutos (até dourar levemente).

Cobertura

Bata as claras em neve, e adicione o açúcar batendo sem parar e aos poucos (colher de sobremesa a colher de sobremesa), quando incorporar todo o açúcar acrescente o suco de limão e bata por mais 5 minutos em velocidade alta.

Montagem

Ao retirar do forno as cavacas, escorra a cobertura sobre elas formando o desenho (confeite) e deixe a cobertura secar. Para que a massa e a cobertura fiquem sequinhas, a cobertura deve ser colocada na massa ainda bem quente, logo que retirar do forno.

RENDIMENTO

de 24 a 36 Cavacas

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Faça multiplos da receita, dobrando todos os ingredientes.

SERVINDO

Podem ser servidas como um biscoito que fica muito fofo. Se desejar acompanhe-as com vinho do porto.

ACOMPANHAMENTOS

Ideal para acompanhar um vinho do porto

TEMPO DE PREPARO

40 Minutos

DICAS

Se o lugar onde você estiver fazendo for muito umido, assim que for colocando a cobertura, deixe o forno desligado e aberto e vá colocando as cavacas para secarem na porta do forno.

É um doce super delicado e macio, muito apreciado na região do porto para acompanhar o vinho. Em algumas regiões o doce é servido no café da manhã, junto com uma quantidade de vinho do porto, onde o doce é mergulhado no vinho para se molhar na bebida e apreciar, de maneira similar ao nosso paozinho com café. Esse doce embebido é apreciado por muta gente, inclusive por crianças no café da manhã ou após o almoço.


 


COMENTÁRIOS

Quick Find
 
Use keywords to find the product you are looking for.
Advanced Search
Suporte OnLine


Share Product
Share via E-Mail Share on Facebook
Share on Twitter