TOPO » RECEITAS » Sanduíches »

Croque Madamme Tradicional

Croque Madamme Tradicional

 

INGREDIENTES:

4 fatias de brioche (ou pão de forma comum, esse pão de forma mais grosso que tá no mercado agora é perfeito pra essa receita, experimente)
1 gema
300 ml de leite integral
30 g de manteiga sem sal
30 g de farinha de trigo
queijo gruyère ralado 
2 fatias de presunto cozido
sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto
2 Ovos Fritos Inteiros *
 
opcionais
meia cebola pequena
2 cravos da índia
1 folha de louro

MODO DE PREPARO

Etapa opcional: espete os cravos na cebola e coloque-os numa panela com o leite e o louro. Leve ao fogo e quando estiver quase fervendo, diminua a chama e deixe cozinhar por 4-5 minutos. Reserve.

Preparo Tradicional: Em uma panela, derreta a manteiga em fogo baixo. Junte a farinha e cozinhe por 30-40 segundos, sempre mexendo, até obter uma coloração amarelo claro (essa mistura chama-se roux, e é a base para um monte de receitas francesas que precisam espessar como o bechamel). Tire a panela do fogo e acrescente aos poucos o leite coado da etapa opcional, ainda bem quente (se tiver pulado a primeira etapa, apenas junte o leite). Bata com um batedor até obter um creme liso.
Ainda batendo, volte com a panela para o fogo médio e por mais 4-5 minutos cozinhe até engrossar e começar a ferver. Cozinhe até obter uma consistência lisa, brilhante e encorpada. Retire do fogo e acrescente uma gema misturando vigorosamente, para misturar antes de a gema virar pedacinhos. Tempere com sal, a pimenta do reino e a noz moscada a gosto.
 
Montagem do Lanche: Com uma colher, espalhe o creme sobre a primeira fatia de pão. Acrescente uma fatia de presunto, espalhe um pouco mais do molho e por cima uma porção generosa de queijo ralado. Cubra com a segunda fatia de pão, espalhando mais molho sobre ela. Finalize com mais queijo ralado por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC.
Retire quando estiver gratinado por cima e levemente tostado por baixo. Sirva com um ovo frito por cima.

RENDIMENTO

2 Porções

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Pode fazer quantos sanduiches quiser, basta aumentar proporcionalmente a quantidade de creme, e a quantidade de ingredientes para fazer quantos sanduiches desejar.

SERVINDO

Sirva quente, com o ovo frito por cima.

ACOMPANHAMENTOS

É um sanduiche tradicional, para ser servido puro, ou acompanhado de suco de frutas natural.

TEMPO DE PREPARO

25 minutos

DICAS

Se tiver como preparar o creme com o leite aromatizado (da etapa opcional) prefira essa maneira, pois o perfume e sabor das especiarias e do louro valem o tempo de 10 minutos pra o seu preparo.


 


COMENTÁRIOS

Quick Find
 
Use keywords to find the product you are looking for.
Advanced Search
Suporte OnLine


Share Product
Share via E-Mail Share on Facebook  Print Friendly and PDF 
Share on Twitter