Beef Wellington - Bife de Filé Wellington - Gordon Ramsay

Beef Wellington - Bife de Filé Wellington - Gordon Ramsay

 

INGREDIENTES:

2  pedaços de 400g de filé mignon de carne bovina (prefira a parte do medalhão da carne, onde os 2 files devem ser a peça inteira, sem o cordão)
Azeite de oliva, para fritar
500g de cogumelos selvagens, limpos
1 ramo de Tomilho, deixar apenas as folhas
500g de massa folhada
8 fatias de presunto de Parma
2 gemas de ovo batidas com 1 colher de sopa de água e uma pitada de sal
Sal marinho a gosto
Pimenta do reino a gosto

Para o molho de vinho tinto
2 colheres de sopa de azeite
200g de carne bovina (as aparas do filé e o cordão, ou seja, neste prato você usa a peça inteira)
4 Cebolas chalotas ou Cebolas Roxas, descascadas e cortadas
12 Grãos de pimenta preta
1 folha de louro
1 Ramo de tomilho
1 Esguichada de vinagre de vinho tinto
750ml de vinho tinto seco
750ml de caldo de carne (se for usar o caldo em cubinhos, verifique como dissolver o caldo para preparar 750ml, ou use um caldo de carne preparado em casa)

MODO DE PREPARO

Enrole cada pedaço de carne firmemente em uma tripla camada de película de plástico filme aderente para definir sua forma, em seguida, deixar na geladeira durante a noite. (12 horas).

Na hora de preparar, retire o filme plástico, em seguida, selar rapidamente os pedaços de carne em uma panela quente com um pouco de azeite por 60 segundos até dourar toda a volta, e as extremidades, ficando vermelho no meio. Retire da panela e deixe esfriar.

Pique os cogumelos e frite em uma panela quente com um pouco de azeite de oliva, as folhas de tomilho e um pouco de tempero. Quando os cogumelos começam a liberar seus sucos, continue a cozinhar em fogo alto por cerca de 10 minutos até que todo o excesso de umidade evapore e sobre na panela uma pasta de cogumelos (conhecido como um duxelle). Remova o duxelle da panela e deixe esfriar.

Corte a massa ao meio, coloque em uma superfície levemente enfarinhada e faça com que cada peça de massa fique em um retângulo grande o suficiente para envolver um dos filetes de carne bovina. Leve à geladeira.

Coloque uma folha grande de filme plástico sobre uma superfície de trabalho e coloque 4 fatias de presunto de Parma no meio, sobrepondo-os ligeiramente, para criar um quadrado. Espalhe metade do duxelle uniformemente sobre o presunto.

Tempere os filés de carne com o sal e a pimenta, em seguida, coloque os em cima do presunto coberto de cogumelo. Usando a película plástica, enrole o presunto de Parma sobre a carne de bovino, em seguida, enrolar e amarrar o filme plástico para obter um cilindro perfeito e uniforme, bem grosso e fechado totalmente. Repita este passo com o outro filé, então deixe esfriar por pelo menos 30 minutos.

Pincele a massa com as gemas preparadas. Retire o filme plástico da carne, em seguida, enrole a massa em torno de cada filé envolto em presunto. Apare a massa e pincele todo com a lavagem de gemas. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o molho de vinho tinto. Aqueça o óleo em uma panela grande e frite as aparas de carne por alguns minutos até dourar de todos os lados. Misture as cebolas com a pimenta, louro e tomilho e continue a cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo sempre, até que a cebola doure.

Despeje o vinagre e deixe por alguns minutos até quase secar. Agora adicione o vinho e deixe ferver até ficar quase completamente reduzido. Adicione o caldo e deixe ferver novamente. Abaixe o fogo e deixe ferver suavemente durante 1 hora, remover qualquer sujeira da superfície do molho (espuma, gordura, pedaços), até que você tenha a consistência desejada. Coe o líquido por uma peneira fina, ou um coedor de pano. Verifique o tempero e reserve.

Quando estiver pronto para cozinhar os Bifes Wellington, marcar a massa levemente com a faca e pincelar com as gemas e água novamente, então leve ao forno, que deve estar pré aquecido durante 6 minutos a 200 ° C. O Tempo de preparo da assadeira com as peças de massa é de 15 a 20 minutos, ou até que a massa esteja dourada e cozida.

Deixar descansar por 10 minutos antes de fatiar. Enquanto isso, aqueça o molho. Fatie as 2 peças de carne, em fatias de cerca de 1 a 1,5 cm de espessura. A primeira e a ultima fatia, que estão com a lateral coberta de massa não são servidas. Sirva as fatias dentrais de Bife Wellington, com o molho como acompanhamento.

RENDIMENTO

4 porções

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Você pode preparar quantas peças de carne forem necessárias, lembrando sempre de aumentar a quantidade de molho e de massa para cobri-las. É uma receita simples, mais complicada de ser executada.

SERVINDO

Sirva as fatias de carne acompanhadas do molho de vinho, depois de descansaas. Um filé wellington perfeito, deve estar vermelho por dentro, e com a massa exterior bem crocante, se bem executado, a carna não pode soltar sangue quando for ao forno, deixando a massa molhada.

ACOMPANHAMENTOS

Pode ser acompanhado de arroz branco, pure de batatas ou algum outro pure.

TEMPO DE PREPARO

2 Horas

DICAS

Na hora que tiver fritando a carne, lembre-se de selar completamente, todos os lados do cilindro, de maneira uniforme, e com o fogo o mais alto possível, para que todos os sucos fiquem presos dentro da peça, e a carne não fique dura depois de cozida.
Uma outra dica é pedir para o seu açougueiro já mandar o filé mignon cortado num formato cilindrico, e utilizar todas as aparas para preparar o molho de vinho tinto.

Se quiser um autentico sabor, prepare o molho de carne em casa, cozinhando uma parte de carne que tenha também osso, como o ossobuco ou a costela ou mesmo a paleta ou a chuleta.


 


COMENTÁRIOS

Quick Find
 
Use keywords to find the product you are looking for.
Advanced Search
Suporte OnLine


Share Product
Share via E-Mail Share on Facebook  Print Friendly and PDF 
Share on Twitter