Omelete Clássica Francesa (Omelette)

Omelete Clássica Francesa (Omelette)

 

INGREDIENTES:

3 Ovos Grandes
1 Colher de Sopa de Manteiga
1 Ramo de Estragão Fresco
1 Ramo de Cebolinha (ou cebolette) Fresco
1 Ramo de Salsinha Fresca
1 Ramo de Cerefólio (ou cerefolho) Fresco (aqui no Brasil é muito dificil de ser encontrado, ele é muito similar a salsa, porém, maior em substituição poderia ser usado o SALSÃO, a diferença fica que o salsão é mais mole o cerofolho é mais crocante, mais o sabor na minha opinião é o mesmo)
Sal a Gosto
Pimenta do Reino a Gosto

MODO DE PREPARO

Uma omelette ou omelete clássica francesa (french omelette) se diferencia de uma omelete comum justamente pelo seu método de preparo e pela característica forma de dobrar que lembra uma panqueca. Deve possuir o interior mole e úmido, ter a casca leve, não ter cheiro de ovo. Para se conseguir isso, existe uma técnica bem simples, porém, dificil de ser explicada, motivo pelo qual deixei nas dicas um vídeo de um chefe frances preparando-o.

Bem, antes de mais nada, para se começar o preparo, devemos cortar as ervas bem pequenininhas e colocar no fundo do bowl, depois colocar os 3 ovos, temperar com o sal e a pimenta do reino, e bater com força, primeiro fure as gemas com o auxilio do garfo, depois bata forte afim de misturar os ovos formando um creme homogêneo (sem que os fios de clara continuem aparecendo).

Feito isso, sua frigideira que deve ser de ferro fundido ou anti aderente, deve estar bem quente (previamente) e coloca-se a manteiga para derreter, abaixando-se o fogo para médio alto (2/3) da potencia. Assim que derreter, coloca-se a mistura de ovos dentro e vai mexendo a frigideira com uma das mãos, enquanto mexe o garfo com a outra afim de cozinhar o centro do omelette.

Assim que estiver começando a ficar seco, joga-se todo o conteúdo para a parte frontal da frigideira com um movimento de mãos e com o auxilio do garfo vai se enrolando até formar uma meia lua na porção frontal da frigideira. Com leves batidinhas das mãos no cabo da frigideira, fazer a parte da frente se enrolar, dando o formato final da omelette.

Deixar descansar no fogão por 5 segundos, trocar de mão e pegar o prato, virando a omelette no prato já para ser servida. Servir imediatamente, pois se deixar parada os ovos vão continuar cozinhando e vai ficar duro.

O Ponto exato de uma omelete é quando a cor externa fica bege quase dourado, e o interior fica úmido e leve, classicamente se enrola em 3 partes para facilitar o cortar e não deixar o interior mole escorrer pelo prato.

RENDIMENTO

1 Porção

AUMENTANDO AS QUANTIDADES

Quando falamos em omelete clássica francesa, a porção sempre é preparada individualmente, portanto para servir mais pessoas você deve preparar cada uma em separado, não aumentar a quantidade para depois dividir.

SERVINDO

Sirva ainda quente, logo que sai do fogo e é empratada, pois se deixar parada, ela vai ficar dura devido a continuidade do cozimento dos ovos pelo calor.

ACOMPANHAMENTOS

Como a omelette pode ser servida em momentos distintos, os acompanhamentos vão depender de qual a refeição, por exemplo em um desjejum ou café da manhã, pode ser acompanhada de pães e torradas. Para a entrada de um almoço, pode ser servida sozinha ou acompanhada de uma salada. Para o prato principal, pode ser servida com grãos diversos ou legumes e queijos, acompanhada de um vinho.

A Omelete ou Omelette Francesa é um prato bem versátil, de rápido preparo e de uma textura e leveza incomparáveis.

TEMPO DE PREPARO

5 a 6 minutos

DICAS

A melhor dica para uma Omelete Clássica Francesa é assistir o vídeo abaixo, onde o Chefe Jacques Pepin mostra 2 formas de se preparar, sendo a primeira mais fácil e mais rápida, e a segunda a maneira clássica ensinada nas grandes escolas francesas de culinária


 


COMENTÁRIOS

Quick Find
 
Use keywords to find the product you are looking for.
Advanced Search
Suporte OnLine


Share Product
Share via E-Mail Share on Facebook  Print Friendly and PDF 
Share on Twitter